domingo, 26 de abril de 2015

Resenha: Lasers & Feelings



Criado pela One Seven Design (Do famoso "Lady Blackbird"), gratuito e contendo apenas uma página com todas as suas regras e ambientação, Lasers & Feelings é um sistema portátil realmente encantador pela simplicidade, tema e a capacidade de gerar tanto conteúdo em tão pouco espaço físico, muito mais que alguns livros com literalmente centenas de vezes o seu tamanho.

O CONCEITO
"Vocês são a tripulação da nave de reconhecimento Raptor. Sua missão é explorar regiões dantes inexploradas do espaço, lidar com alienígenas tanto amigáveis quanto mortais e defender os mundos do Consórcio contra perigos espaciais. Capitão Darcy foi derrotado pela estranha entidade psíquica conhecida como Outra Coisa, deixando-os se virando sozinhos enquanto ele se recupera no pod médico."
Lasers & Feelings como seu nome induz é focado em ficção cientifica, mais especificamente as de viagens espaciais pouco realistas com toques de Star Wars, Star Trek, Space Operas, etc. Os personagens podem ser humanos, robôs, aliens, soldados, cientistas, enfim, é tudo bastante amplo para uma ambientação futurista e o "livro" se preocupa em disponibilizar tabelas de criação automática de aventuras para complementarem o plot inicial citado acima.

Uma nota especial sobre as tabelas, elas geram ideias de aventuras realmente divertidas e malucas como "Minhocas cerebrais alienígenas querem construir o túnel quântico que irá reverter o tempo" e tantas outras, tudo rolando alguns dados, perfeito para um sistema portátil e jogos sem preparo.

SISTEMA

Todo personagem possuem características que o ajudarão a resolver tarefas como um estilo ou profissão, além disso escolhem um número entre 2 e 5 para representar o quão bons são nos dois atributos do jogo: Lasers e Feelings, quanto melhor for em um, pior será no outro. Caso tire o número escolhido você tem direito a fazer uma pergunta sobre a cena e, se quiser, mudar sua ação anterior para algo mais adequado e rolar novamente o teste.

É um sistema realmente simples e intuitivo, a única parte matemática se resume a decisão de um único número e de resto é tudo puramente interpretativo e ocasional. Regras tão livres são ótimas para grupos mais voltados pra diversão e interpretação, mas com certeza parecerão simplórias nas mãos de jogadores acostumados com sistemas complexos.

PONTOS POSITIVOS

Lasers & Feelings é o ápice da portabilidade, é gratuito, tem somente uma página e boa parte dela são com dicas de aventuras e ambientação, ou seja, poderia ser menor ainda. Além disso usa somente d6 e é facílimo de se jogar por qualquer um, veterano ou novato no hobby.

PONTOS NEGATIVOS

Sua portabilidade faz pecar na falta de regras específicas para combates e outras características que seriam interessantes como psiquismo, equipamentos especiais ou evolução de personagem, exigindo algumas pequenas house rules em certas situações que se mal elaboradas podem mais complicar do que ajudar o grupo a longo prazo.

VALE A PENA?

Se o seu grupo gosta de jogos focados em interpretação, não liga pra regras ou você gostaria de ter sempre em mãos um sistema portátil para one shots ou emergências com certeza sim, ele vale muito a pena! Para ensinar novatos também é ótimo e ainda possui diversos mods e hacks por ai para estilos diferentes de jogo além do sci-fi.

Se você prefere sistemas regrados, com grande variedade de regras e desenvolvimento de personagens, então talvez ele não valha a pena, pelo menos não para se jogar mais que uma vez.


(Era mais rápido vocês terem lido o jogo todo logo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário